domingo, 13 de julho de 2014

O PECADO NA IGREJA....

Se a vontade de Deus para os crentes é viverem numa comunidade cristã (santificada), como podem ser respondidas as acusaçoes contra a igreja? Como pode ser explicado o pecado na igreja?

Essas são algumas perguntas a mim direcionada pessoalmente e em alguns grupos em redes sociais. vou tentar explicar em um modo geral.  Primeiro, estamos no caminho da santificação. nós cristaos, com frequencia sofremos o peso desta acusação.

    Alguns teologos catolico-romanos, por exemplo, afirmam muitas das vezes que desde que a igreja é o corpo de Cristo, ela nao pode pecar. Os membros em si pecam, mas a igreja como tal esta livre de pecado,  e nos sacramnetos da penitencia a igreja tem o meio de tratar com os pecados de seus membros.

    Essa argumentação foge do problema. A pessoa sincera jamais pode negar ter a igreja, como uma sociedade visivel, de mostrar-se culpada de orgulho, incredulidade e cobiça? A distinção entre a igreja e seus membros é uma abstração.  lutero reconheceu isso quando mencionou; a face da igreja é a face do pecador. 

O que o novo testamento responde a essas perguntas? 

O novo testamento afirma e ensina claramente que a igreja peca. 

 Diz Paulo; "Vós sois corpo de Cristo" (I Co 12.27) e "sois carnais" (I Co 3.3).

Percebemos no entanto que o novo testamento sugere que a igreja pode pecar tanto e com tanta frequencia, a ponto de colocar-se em perigo de morte. Veja o que disse o Senhor da Igreja; "tens nome de que vives, e estás morto" (ap 3.1). E esse mesmo Senhor dono da igreja advertiu os efesios; "moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso nao te arrependas" (Ap 2.5).

    Nao basta portanto, o uso da palavra Igreja. Uma igreja pode desobedecer a Deus e pecar contra o espirito santo a ponto de ultrapassar a linha de sua existencia como igreja. Ela pode deixar de ser igreja. Nao podemos negar entao que a igreja tem pecado e peca realmente.

     Mas buscar uma igreja irrepreensivel é perder de vista o proposito de sua existencia. A igreja é uma comunidade entre as eras-- entre a primeira e a segunga vindas de Jesus. A vida em Cristo é tanto um dom de Deus ja aceito como uma realidade ainda incompleta. A nova vida do Espirito é uma especie de pagamento parcial pela nossa herança completa que está ainda para vir (Efesios 1.13-14).

    Nesse caso, a igreja vive da esperança. Nós cristaos, sabemos que nesta era presente jamais podemos reinvindicar a vitoria final sobre o pecado, sendo necessario aguardar a volta do vencedor.    

Até entao, a igreja esta sob a cruz. A graça de Deus e o poder de Deus só vem atraves da morte. Essa a razao pela qual nosso testemunho jamais aponta o merito da igreja, mas a graça e o poder de Cristo.

A igreja; um simples hospital.

Vamos concordar entao que a vontade de Deus para os cristaos é a vida na fraternidade da igreja e que esta comunidade de crentes, deste lado da volta de Cristo, está sempre necessitando da graça de Deus devido as manchas do pecado.

Obs; não confundamos o pecado, naquela afirmação; a carne é fraca... pecado planejado, prémiditado... é algo muito serio... é o mesmo em alguns pontos chamar Deus de bobo.   












Nenhum comentário:

Postar um comentário