sexta-feira, 4 de julho de 2014

O CORPO DA IGREJA NÃO É UMA MASSA PODRE.

   O CRISTIANISMO É CORPORATIVO
   
  Poucas pessoas em nossa época acreditam que o alvo de Deus seja criar um corpo de crentes e fazer uso dele para enriquecer as pessoas (refiro-me não benças materiais, mas sim, espirituais).  Até mesmo os cristãos têm dificuldade em aprender essa ideia.

    A fim de evitar o embaraço criado pela igreja ( "...") alguns crentes tentaram fazer com que a verdadeira igreja fosse algo acima das falhas e pecados do povo que constitui a mesma na terra ( a igreja de Jesus não esta isenta de pecado I João 1.8... mas devemos orar; livra nos das tentações).  

Exemplo; não permitir critica a fé! Isenta-la do tempo, espaço, e pecado (aqui é um grupo fechado entre quatro paredes, aqui se chama a "heresia da contaminação por contato), simplificando, separar cristo da igreja, Jesus sim! A igreja, não!  

    A forma mais popular deste expurgo da fé é tornar o cristianismo algo puramente individual – e limitar as relações espirituais com as experiências ad hoc. Assista a uma conferencia bíblica ou a um conceito de “ostentação gospel”, mas não fale sobre a filiação a igreja. Desse modo poderá ter Jesus, sem nenhuma responsabilidade (se pode ter Jesus como Salvador e não como Senhor?). 

    Esta perspectiva compara-se de certo modo com o amor livre. Quando sentir o impulso de sentir amor, não se refreie, avance! Mas, jamais converse sobre casamento, jamais pense no amor como uma responsabilidade.

A grande dificuldade com esta visão altamente individualista da religião é não oferecer qualquer proteção contra o engano da psique do individuo (Jr 17.9). Se eu me retirar para o âmago de minha alma, quem me livrara de mim mesmo? Como distinguir entre a voz do orgulho e a voz de Deus?

REMANESCENTES; Felizmente, a maioria dos cristãos não avança a ponto de rejeitar  inteiramente a igreja.  

INDIVIDUALISTAS; eles continuam prejudicados, porem, por uma perspectiva individualista da salvação, que vê a igreja apenas em termos de proveitos pessoal.

O homem, como Deus o fez, é um ego individual, mas não isolado. Segundo a bíblia, o isolamento concentrado em si mesmo, é a corrupção da natureza humana; trata-se da suprema ilustração do pecado e não da graça.

O propósito da redenção é justamente este; livrar-nos de nosso egoísmo. Cristo morreu na cruz e o espírito veio no pentecostes para destronar o “eu” pecador e atrair-nos para uma nova comunidade.  


No novo testamento, a vida do cristão não é acidentalmente, e sim, necessariamente comunitária. Mesmo que um membro do corpo dissesse; “não pertenço ao corpo”, não deixaria de modo algum de fazer parte do corpo (I Corintios 12.15). 

O grande problema é que as instituições podres fazem a cacada, e o povo ou a sociedade moderna ou passada confundem com a igreja de Cristo. 

Jesus é um ser vivo, e, é por isso que a sua igreja esta viva.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário