domingo, 3 de agosto de 2014

PREOCUPAÇÃO SOCIAL... O que eu tenho a ver com isso?

Esta preocupação em aplicar o evangelho a necessidade do homem hoje levou muitos cristãos evangélicos a perguntarem sobre a relação que existe entre a evangelização e a responsabilidade social.

O cristão vive tanto no mundo como na igreja, e tem responsabilidade para com ambos. Infelizmente, as igrejas tendem a eclesiastizar seus membros.  Sua obediência a Cristo se fez apenas mediante canais institucionais ou pietistas; reuniões e programas, ou reuniões de oração e grupos de discipulados.

A nossa evangelização, no geral, tira o convertido do mundo e jamais o envia de volta a ele. Nosso alvo de vê ser a missão de mesma pessoa no mesmo mundo, todavia uma nova pessoa com novas convicções e novos padrões. Se o primeiro mandamento de Jesus foi VINDE o segundo foi IDE. Devemos reentrar no mundo de que saímos, só que agora como embaixadores de Cristo.

Como fazer isso? Afinal, qual a filiação a igreja e o testemunho no mundo? Há alguma responsabilidade?  Todos nós cristãos sabemos claramente que existe três possibilidade.

1º) podemos pregar o evangelho sem pensar em seu contexto pessoal.
2º) podemos pregar um evangelho social que omite a necessidade de conversão a Cristo.
3º) podemos pregar o evangelho, tornando claro que é o homem inteiro com todos os seus relacionamentos que é convertido a Jesus, para que Ele seja Senhor de tudo o que é e faz.

Muitos cristãos optam pela 3º possibilidade... Ele há tem como uma obrigação. Como é que a igreja pode expressar sua responsabilidade social?  São termos essenciais, que definiremos em três partes; PREOCUPAÇÃO SOCIAL, SERVIÇO SOCIAL E AÇÃO SOCIAL.

Preocupação social é uma atitude. É a percepção por parte dos cristãos de que a salvação é dirigida ao homem inteiro. Trata-se do reconhecimento da aplicação do evangelho aos ferimentos e fomes do homem, assim como a sua culpa.

Serviço social refere-se a todos os serviços que as igrejas ou os cristãos prestam a fim de assistir as vitimas de problemas sociais. Ele inclui clinicas medicas, aulas educativas, missões de resgates, aconselhamento pré-nupcial, ajuda a flagelados de enchentes e inúmeras outras manifestações da caridade cristã.

A ação social é bem mais ampla. Seu alvo é corrigir as estruturas e processos sociais e políticos de uma sociedade que provocam os problemas.

É como já citei, muitos dos cristãos evangélicos acreditam que os cristãos devem ter preocupação social e se envolver na ação no serviço social. O grande problema esta na ligação a ação social.

Em sua opinião, a igreja deve engajar-se nela? Se a sua opinião é negativa, (eu respeito), o que você pode nos dizer a respeito da participação individual?

Há três tipos de posição a respeito da ação social entre os cristãos.

1º) alguns mencionam que o exercício do poder político—cargo político ou resistência política a um governo – exclui o verdadeiro cristão, que é chamado para sofrer e não para governar.

2º) alguns dizem que a igreja não pode e não deve se envolver-se na política, a fim de não subverter a sua missão (Jo 18.36). Alguns já dizem ao contrario.

3º) outros dizem que não só os cristãos como indivíduos, mas também as igrejas devem engajar-se na causa da justiça social e dirigir suas energias para a libertação dos pobres e oprimidos.  


A ação social não é uma área onde encontremos respostas prontas para problemas complexos... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário