quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Pecado na comunidade 1 Joao 5.16-17.


Quando reconhecemos nossos pecados diante de Deus, ele perdoa e nos purifica. Mas o que fazer se vermos um cristão escorregar? João nos encoraja a orar por ele. Deus vai responder as nossas orações e trazer de volta o nosso irmão.

João observa, porem, o seguinte: “há pecado que leva a morte”, (v16). Porventura João estava ensinando que as pessoas possuidoras da vida eterna podem perdê-la?

Na bíblia, a “morte” tem muitos (vários) significados. A biológica ocorre com todos os seres vivos. A espiritual, o legado do pecado, prende cada um de nós ate que seu domínio seja quebrado por cristo. E existe um reino da morte, o qual trata-se da experiência de alienação em relação a Deus, e ele nos traz cativo aos moldes do mundo, do qual o crente é resgatado.

João tende a omitir a morte biológica. Para ele, a gloriosa posse atual da vida eterna era tão vital e real, que o momento de transferência desse mundo para o do alem, não chegava ser uma preocupação.

Todavia, mesmo para o crente, o “pecado” pode nos levar a experimentar a morte novamente.

Qual pecado?  O pecado negado e não confessado; justificado por desculpa ou argumentação; aquele não levado debaixo da cobertura do sangue de Jesus, porque escolhemos afastar-nos da luz e caminhar nas trevas. Aparentemente João esta dizendo que existe pecado, e este abre as portas para o reino da morte.  Nem todo pecado nos lança para o mundo de ilusão do qual fomos libertos, mas alguns o fazem.

Se virmos um irmão cujo espírito irado o leva a ofender outros, ou cujos desejos continuam cativos pela cobiça, de tempos em tempos, devemos orar por ele. Esse tipo de atitude é pecado, mas não necessariamente cega nosso irmão para a luz.

Mas alguns pecados são tão obscuros, que ao escolhê-los, a pessoa é levada de volta para a escuridão mais profunda deste mundo. Quais são esses pecados? João não especificou.

João diz que o nascido de Deus não vai continuar pecando. A vida de Deus em nós vai lutar contra o pecado e levar o crente de volta para a luz. Todo o mundo pode estar debaixo do controle do maligno, mas quem tem a nova vida de Deus é mantido seguro: “o maligno não atinge” (v18).

Embora João não definisse o pecado responsável por levar diretamente ao reino da morte, é possível especular (vamos deduzir).

Todas as ultimas cartas do NT se preocupam com heresia, com falsos ensinos acerca de doutrina e estilo de vida. O próprio João disse que falsos mestres se introduziram sutilmente na comunhão da igreja, porem mais tarde “o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos” (2.19).

 É provável que o pecado ao qual João se referisse (v16) seja a da apostasia; afastar-se da verdade e do estilo de vida cristão (isso vai ao encontro Mt 12:31).

Vamos analisar, João diz; Se você vê um irmão afastar-se de Cristo, ore. E se alguém for nascido de Deus, não vai continuar em seu pecado. Deus vai protegê-lo das garras de satanás e traze-lo de volta. Mas, se ele continuar pecando isso indica que era um irmão falso; portanto, pare de orar. Deixe-o fixar-se no mundo dos mortos e da escuridão, onde é a sua casa e seu destino.

João procurou deixar as coisas muito claras. Para nós, não existe duvida a respeito do nosso relacionamento pessoal com Cristo. Cada um de nós conhece seu coração; recebemos o testemunho de Deus e sua garantia de vida eterna.

Mas não julgamos o outro, o qual afirma ser irmão. Oramos quando vemos um irmão perturbado pela mancha remanescente do pecado.  E, se alguém se afastar dramaticamente de cristo, nós esperamos; Se ele for um escolhido de Deus, será mantido em segurança e retornara.

Deus seja louvado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário